sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Terra

"Viço da terra" traz uma discussão capital para o homem contemporâneo que se vê envolvido em uma teia onde o contato com a terra se torna raro. O asfalto, o piso frio das edificações modernas, o carro... tudo coloca o ser humano em falsa sensação de suspensão. No entanto, o poder de renovação que o trabalho com a terra agrega é impressionante, em uma rotina cada vez mais estressante e massante, esse ato siginifica um retorno à origem do homem. Para os 4 personagens do nosso curta, essa é a motivação primordial para enfrentar a aridez coditidiana, olhar uma horta viçosa, verde fruto da trabalho e da perseverança, traz uma força que não conhece limites. Aqui, fica a questão chave: qual é o meu contato com a terra em que vivo? Como eu a modifico e como ela modifica o meu ser?

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Porra, bem que vc podia ter me dado um toque em brother?? te dava uma mão. (hehehhe)

    parabéns pelo projeto Bruno. tenho fortes ligações com a Vila Marçola (parte do cafezal)e sei o quão importante é um projeto como esse.

    Abraço grande!

    Aiano

    ResponderExcluir
  3. Esse projeto estava em pesquisa a um tempo, desde o começo de 2008 e contamos com o apoio de pesquisa do grupo Aroeira da UFMG que atua na horta orientando os moradores a respeito do plantio, adubagem organica, melhor aproveitamento do espaço e dos recursos recicláveis. Acabou que a filmagem foi tão é agora ou nunca que não deu tempo de chamar as pessoas. A produção é de Maria Angélica Augusto, Douglas Lamounier, Daniel Lugão, Wemerson Machado,Bruno Rocha e Emanuel Almada ficou com pesquisa . Próximos projetos articularemos melhor e traremos mais mentes e braços para a equipe (lógico que essas coisas não estão dissociadas, tudo é força de trabalho). Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Estou hiper empolgada para assistir ao documentário. Sinto que vivemos em um mundo muito artificial e a idéia de se fazer um documentário que mostra o trabalho manual do homem em contato com a terra é intrigante.
    Sucesso á vocês, a idéia é original e sedutora tenho certeza de que o trabalho final será perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Primo, como eu tô orgulhosa de você!!!
    Tô ansiosa pra ver o documentário! Acho que ele tem muito a me acrescentar como psicóloga social e, principalmente, como ser humano que tem tão pouco contato com a terra...
    Promete boas reflexões!!!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Bruno, querido, que trabalho bacana. Parabéns por trazer uma discussão tão importante como essa da terra, para nós, seres do asfalto. Acho uma pena que muitas pessoas, por vezes, entrem no supermercado, no sacolão, pegam lá o tomate, a alface, o leite, a carne... enfim... sem se dar conta dos valores que estão por trás dessas produções. É isso meu anjo, espero que seu trabalho possa contribuir na sensibilização das nossas crianças e jovens para a importância da terra. Temos que ensiná-los de que leite não dar na caixinha, que frango não cresce no freezer e o tomate nos fundos do sacolão... enfim... Vamos dialogando. Parabéns a você e seus colegas de trabalho. Beijo grande. Zê

    ResponderExcluir
  7. É Zê, o papel da educação nesse processo é primordial. Por que as escolas não desenvolvem um projeto nesse sentido? Já vi em alguns noticiários que algumas adotam a criação de uma horta para estimular o contato com a terra, no entanto não sei se hoje em dia isso é comum. Seria interessante incluir essa discussão. Vamos pensar e agir, né?

    ResponderExcluir